14.6.07


(aguarela sobre papel, 1991)

(não li, ainda, Philip Roth)


alguns dos melhores momentos da minha vida foram passados com os velhos:
com os meus pais (sim para todas as crianças os pais são velhos)
com os meus avós
com as mulheres que cavavam o quintal e que, de noite, regavam os campos de batatas
(campos que, de dia, cavavam de novo, depois da broa cozida e da barrela no ribeiro)
com o lojista ambulante que acompanhara o escritor, o juiz e o morgado na caça
com as amigas da minha avó materna
com o engenheiro agrónomo e a sua bela, ainda que velha, mulher espanhola
com a padeira que servira desde os 14 anos até casar
com a costureira gorda que vivia num compartimento com uma porta de postigo
com o surdo-mudo indigente que polia o faqueiro de alpaca na porta da cozinha
com o marceneiro da cidade laboriosa
com o outro marceneiro viúvo e alcoólico que fazia carros de rolamentos para a canalha
com a mulher de pele parda e manchada que passava férias em caldelas
velhos em postigos ou em casas vazias
nem sempre sós, nem sempre solitários, nem sempre mal amados
é deles que me lembro ao ler-te.

11 comentários:

Anónimo disse...

impossível não vibrar com tamanha ressonância


Beijo Blue

Anónimo disse...

Não provocas, e depois queres comentários!

Anónimo disse...

...eo ler.te diria que vens de uma terra de palavras "novas.."
_______________________








(piano)

blue disse...

generoso piano: obrigada.


amigo secreto amigo :)


antónio: e assim, está melhor?

Anónimo disse...

generoso? eu?????????


de todo...


não passo de um piano desafinado...


mas que vem sempre aqui.....colher pétalas de luz...






beijo. Blue.


imf.

Scarlata disse...

Mas agora sabes que eu o tenho aqui para emprestar!
;-)

hugo besteiro disse...

o homem é o putin???

Gi disse...

Três foram as pessoas que me aconselharam a leitura, Três foram os blogues que visitei que falam dele hoje. No Domingo, quando regressar a casa , acho que é a primeira coisa que vou fazer. Comprá-lo. :)
As imagens belas. Como sempre.

Um beijinho, bom fim-de-semana

Anónimo disse...

belo poema

Anónimo disse...

belo poema

Anónimo disse...

Estou cá, a respirar tua aldeia.


Isa

Arquivo do blogue

 
Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-Noncommercial-No Derivative Works 2.5 Portugal License.